Imagem capa - As 10 maiores frustrações das noivas com fotógrafos por Dayse Barreto Fotografia
dicas para noivas

As 10 maiores frustrações das noivas com fotógrafos

Matéria super descolada, escrita pelo fotógrafo Eduardo Vanassi, que achei interessante compartilhar com as noivas!







"As 10 maiores frustrações de noivas com fotógrafos

por Eduardo Vanassi




Em 2017 eu completo vinte anos de profissão e apesar da pouca idade (tenho 35 anos), comecei atrilhar o meu caminho muito cedo e com um contexto de mercado completamente diferente. Quando comeceino mercado as fotografias já eram vistas como lembranças únicas, porém sem o glamour e o prestígio dostrabalhos modernos. O tempo passou e a revolução digital atingiu os equipamentos e, principalmente, os fotógrafos, que se especializaram e desenvolveram novas metodologias para cobrir os eventos (clicando os momentos de forma espontânea) com caráter artístico e singular.

Ao longo da minha carreira fotografei mais de 400 eventos, ministrei palestras pelo país todo e tive acesso ao feedback de milhares de noivas de diferentes regiões, classes sociais, religiões e nichos.Analisando detalhadamente seus depoimentos percebi algumas similaridades nas histórias que, para minha decepção, se revelaram em algumas frustrações que me foram compartilhadas (e que se repetem de maneira sistêmica). Determinado a demonstrar para você quais são essas frustrações e buscando minimizar oeventual efeito delas no seu casamento, elaborei essa lista. Espero ajudar você a escolher o profissional certo, que supere suas expectativas, criando uma lembrança única, mágica, singular e criativa do seu grandedia.



1. "Sempre sonhei em contratar o fotógrafo X, mas acabei contratando o Y, até gostei das fotos, porém..."


Basear as suas expectativas no trabalho de outro profissional é a frustração número um das noivas insatisfeitas. Nenhum artista realizará obra igual ao outro. Dois fotógrafos podem até seguir a mesma escola/estilo, porém o olhar de cada um depende das experiências pessoais e vivências individuais.

Desejar um trabalho e contratar outro é a receita para fracassar miseravelmente na confecção da maior lembrança do seu casamento. Batalhe para contratar o profissional dos seus sonhos, mesmo que o orçamento inicial não alcance ou a data não esteja disponível.

Dica: Caso o problema seja orçamento, ajuste-­o abrindo mão de algum item menos relevante ou ainda busque um parcelamento diferenciado com o profissional.


2. "Não sei o que aconteceu, as fotos dele são lindas mas, mesmo com as dezenas de fotos que eu enviei como referência, as minhas não ficaram legais."


O boicote artístico é uma das principais angústias da maior parte dos profissionais. Quando você não permite que o fotógrafo trabalhe no seu estilo próprio, a liberdade criativa vai embora. Expressões artísticas exigem liberdade para que culminem no desenvolvimento de obras únicas e de valor inestimável.

Dica: Tem alguma ideia? Exponha para o fotógrafo, porém, não faça alusão a outro profissional, nem peça pra copiar alguma foto. Além de deselegante, isso gera insegurança para os dois lados.



3. "Sei lá, o fotógrafo me pareceu meio chato/arrogante. Não me senti bem com ele."


Conhecer intimamente o fotógrafo é essencial para criar a conexão necessária entre vocês. Lembre que as imagens irão expressar a realidade sobre os fatos e que, se você não estiver plenamente à vontade com quem clicou, a decepção está garantida.

Dica: Converse durante horas com o candidato a fotógrafo afim de saber se, além de boas fotos, ele também é uma pessoa agradável e compartilha das suas crenças.


4. "Passei a minha festa toda posando pra fotos com os convidados"


Muitas noivas optam por clicar/cumprimentar todos os convidados presentes no dia do evento, isso pode demandar horas e drenar uma quantidade absurda da sua energia. Lembre­-se que as fotos são a parte mais rápida do processo e você ocupará a maior parte deste tempo cumprimentando as pessoas e não fotografando.
Dica: Se você não deseja fotografar com todos os convidados, abra a pista o quanto antes e combine com o fotógrafo para realizar as fotos durante este período, de forma despojada. Sabe aquelas fotos que você vê em sites de balada? Mais ou menos isso. Não esqueça de, pelo menos, posar para fotos formais com a sua família.


5. "Não tenho fotos com a tia Maria, que acabou falecendo semanas após o evento"


Em contraste com a frustração anterior, não clicar os convidados e (em especial) a família e amigos podegerar um grande arrependimento, além disso, algumas pessoas podem sair falando: "Imagina que a noiva não veio até nós para fazer uma fotinho."
Dica: Converse com o seu fotógrafo previamente e elabore uma lista/checklist com as pessoas que não podem faltar nas fotos.



6. "Me achei travada nas fotos no dia do evento".


A não ser que você seja modelo, não faz parte do cotidiano das pessoas ser fotografada. A melhor maneirade se acostumar com essa nova demanda é participando de uma sessão prévia de fotos.

Dica: Cogite a possibilidade de contratar uma sessão "pré­ casamento", além de ser uma oportunidade incrível de você entender o estilo da fotografia/direção do profissional contratado, de quebra, você ainda conhece melhor seu fotógrafo como pessoa.


7. "Depois das 2 da manhã eu não via mais os fotógrafos!"


Turnos de trabalho exagerados reduzem percentualmente o chamado período de "processo criativo", ninguém é capaz de permanecer dentro dele por longos espaços de tempo. Exigir que seu fotógrafo acompanhe momentos menos impactantes pode custar caro durante o restante do evento. Lembre que arte exige descanso e inspiração. Em países mais desenvolvidos, os fotógrafos de casamento recebem por hora trabalhada e tem limites de tempo muito mais curtos que os nossos (entre 8 e 10 horas). Você prefere ter um zumbi acompanhando o seu café da manhã ou um verdadeiro artista durante o seu religioso?
Dica: Estipule um horário coerente de trabalho juntamente com o seu fotógrafo e que inclua períodos de descanso/alimentação.



8. "O fotógrafo que me atendeu pra fechar o contrato não estava clicando no dia do casamento"


Não estabelecer claramente, em contrato, quem são as pessoas que realizarão a cobertura do seu evento é um erro fatal, especialmente para quem contrata grandes empresas do setor. Lembre que o combinado não sai caro, logo, esclareça a situação logo na primeira reunião.

Dica: Solicite o contrato previamente e exija uma cláusula que contemple tal situação.



9. "Tem 3 meses que eu casei e ainda não vi as fotos!"


O processo pós ­evento (edição e tratamento das imagens) pode levar, dependendo do estilo do profissional, até 50 horas. Entenda que o fotógrafo precisa realizar todas as outras atividades semanais inerentes ao seu negócio, porém, existe um limite para a sua espera e resta a você definir qual será.

Dica: Contemple em contrato os prazos máximos admitidos, segundo a minha experiência, períodos de até 60 dias são perfeitamente aceitáveis.


10. "O pessoal da fotografia me deixou tensa durante o make­up"


É comum a noiva relacionar a tensão que envolve o período que precede o casamento aos profissionais que têm contato mais direto com ela. Tente se imaginar 60 minutos antes do casamento com alguém lhe apontando uma câmera o tempo todo. Entenda que, normalmente, os momentos de maior tensão ocorrem em função de atrasos (por parte de fornecedores e convidados) e que, ao aglomerar pessoas (madrinhas se arrumando com a noiva, por exemplo) a tensão será compartilhada por todos no ambiente.
Dica: Reflita para entender se você prefere estar sozinha ou acompanhada e qual o horário limite para estar pronta, essa é uma decisão única e exclusivamente sua e vai impactar diretamente na sua percepção futura desta etapa do casamento.





.